Projeto Villa Cultural

Entendendo a arte como uma importante linguagem de expressão e reflexão das questões do homem contemporâneo, o Eco Parque Villa Giardini tem a missão de promover cultura, arte e conhecimento para a comunidade local e metropolitana. Assim, o complexo fornece ao grande público um cenário em que arte e natureza estão intimamente integrados, desenvolvendo, através do Projeto Villa Cultural, diversas ações socioculturais para grupos de todas as faixas etárias.

Agente propulsor de desenvolvimento social, cultural e econômico, o Eco Parque articula diversas atividades voltadas para a comunidade, desde a valorização de manifestações culturais populares até a promoção de eventos locais, abertos ao grande publico, tornando-se mais uma área destinada ao fomento e valorização da cultura, na Cidade. Assim o Eco Parque promove exposições temporárias e permanentes de arte contemporânea, e pequenos eventos teatrais e musicais abertos à comunidade, objetivando descentralizar o pólo cultural e artístico do Plano Piloto.

O Eco Parque oferece um modelo diferente dos museus urbanos, permitindo ao visitante experimentar uma forte relação espacial entre arte e natureza. Dessa forma, o espectador é convidado a percorrer jardins, paisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas e micro ambientes, estabelecendo uma vivência ativa do espaço.


Criado sobre os conceitos que envolvem a arte, sustentabilidade, desaceleração e maior convívio social, o intuito principal é reunir pessoas próximas ao meio ambiente, à cidade e a elas mesmas, para assim despertar o interesse nos moradores de centros urbanos, como Brasília, para as artes e a sustentabilidade. A intenção é desacelerar, estabelecer novas relações entre as pessoas e também com a natureza.