Projeto Villa Solidária

O Projeto Villa Solidária tem como missão promover ações relacionadas às questões sociais, bem como a formação de recursos humanos e inclusão sociocultural. É um compromisso do Ecoparque com a sociedade para o desenvolvimento ambiental, social e econômico de Brasília e do Distrito Federal. As ações do Projeto são implementadas através de parcerias com instituições privadas, públicas e organizações não governamentais, oferecendo a estrutura do Ecoparque a grupos menos favorecidos da sociedade.

O objetivo do Ecoparque é, através deste projeto, se tornar agente facilitador de transformação da realidade local, valorizando o ser humano e o desenvolvimento comunitário sustentável com foco no acolhimento social e na promoção do contato com a natureza e as artes. Alcançando uma diversa gama de grupos, necessidades e faixas etárias diferentes, o foco do projeto é o desenvolvimento humano por meio de ações educativas de socialização, inclusão social, integração, preservação, sustentabilidade, cooperação, solidariedade, preparação para a vida, extensão universitária, ciência aplicada e cidadania, a partir de maior contato com o espaço natural, em um ambiente de excelência.

Com o Villa Solidária, o Ecoparque Villa Giardini abre suas portas para a integração com a comunidade menos favorecida, oferecendo-lhe um espaço para visitação, passeios, encontros e desenvolvimento de programas educativos e sociais, dando suporte às atividades de acolhimento, no sentido de gerar cidadania plena e proporcionar uma contribuição aos esforços sociais e governamentais de criar uma sociedade sustentável, sob todos os pontos de vista.


Visita dos internos do Instituo de Saúde Mental - ISM

Em parceria com o Instituto de Saúde Mental de Brasília, ISM, o Ecoparque Villa Giardini recebe usuários e internos da instituição, para visitas e passeios nas dependências do parque. Os participantes são convidados a se reunir para atividades terapêuticas ao ar livre, bem como apreciar o jardim a céu aberto, usufruindo do contato entre natureza e homem.

Os portadores de doenças mentais foram, por muito tempo, considerados alienados. Eram vistos como pessoas que viviam fora da realidade, sem capacidade para entender ou exercer seus direitos. Hoje, o esforço é para que os usuários de serviços de saúde mental possam ter um tratamento diferenciado e para que a sociedade os respeite como seres humanos comuns, mesmo com capacidades restritas e algumas limitações.

O objetivo do projeto Villa solidária é participar desse esforço, oferecendo aos internos do ISM um espaço diferente para a terapia psicossocial, proporcionando-lhes diversas formas de atividades, entre elas, motoras, sociais e auto-expressivas. Essas práticas ampliam a habilidade e a autonomia do sujeito, ao lhe permitir o desenvolvimento do potencial da criatividade e da expressão. Além disso, espaços verdes têm sido indicados, por seus efeitos terapêuticos na saúde física e mental, nas diferentes etapas do ciclo de vida.

Visita de Alunos do Ensino de Jovens e Adultos EJA, do CF1 Paranoá

Em parceria com o Centro Educacional 1 da RA Paranoá, o Ecoparque Villa Giardini recebe alunos do programa de ensino para jovens e adultos EJA, em visitas guiadas às dependências do Eco parque. As visitas prevêem trilha educativa, na mata nativa de cerrado, assim como atividades pedagógicas e sociais ao ar livre, no jardim a céu aberto, onde podem usufruir de momentos de autocoenhcimento e reflexão.


Esse passeio foi maravilhoso, parece uma terapia, porque a gente fica muito tempo no trabalho e se sente muito estressada. E, hoje, aqui, parece que a cabeça ficou aliviada, eu esqueci de todos os problemas

Eliane da Silva